BOMBAS PERISTÁLTICAS PARA ÁGUAS
A bomba peristáltica de rolos grandes foi desenhada para responder a uma grande variedade de aplicações no tratamento de águas e nas mais diversas indústrias. Química, alimentar, bebidas, papel, cerâmica e mineira, entre outras. Alguns exemplos destas aplicações são:
No tratamento de águas:
Doseamento:
» Leite de cal
» Carvão ativado
» Hipoclorito de sódio
» Cloreto férrico
» Polímeros
» Amostragens
Trasfega:
» Lamas
» Pastas
» Leite de cal
O revolucionário sistema de rolos XXL e as mangueiras de última geração, oferecem grandes vantagens em comparação com outras tecnologias de bombeamento e outras bombas peristálticas no mercado, por permitirem uma manutenção fácil, em menos tempo e com maiores intervalos de tempo entre manutenções, reduzindo tempos de paragem e custos de operação. Apresentam muitas vantagens adicionais, como:
- Montagem e comissionamento extremamente rápidos e fáceis.
- Requerem muito pouco lubrificante, resultando numa redução até 90% na quantidade necessária, quando comparada com bombas peristálticas de sapatas
- Mangueira peristáltica, com estrutura interna especial permitindo uma durabilidade muito elevada e desempenho operacional excecional.
- Resistência à abrasão. Quanto mais abrasivo for o fluido, melhor será comparativamente com outras, o desempenho da bomba. Não há peças rotativas em contacto com o fluido. A vida útil da mangueira não é afetada pela abrasão.
- Capacidade de sução. As aplicações com necessidade de aspiração negativa, são perfeitas para a bomba. Não precisa de válvulas de pé, sistemas de inundação, etc. A bomba pode bombear o ar da tubagem de aspiração.
- Trabalho a seco. A bomba pode trabalhar a seco indefinidamente sem se danificar. O fluido não lubrifica nenhuma parte rotativa.
- Sem válvula. Devido ao princípio de funcionamento, não é preciso usar nenhuma válvula.
- Sem vedação. A mangueira é fechada de forma estática. Como não temos nenhuma peça rotativa em contacto com o fluido não precisamos de usar nenhum sistema de vedação, como empanques mecânicos.
- Bombeamento suave. Nenhuma parte rotativa em contacto com o fluido. Apenas borracha contra borracha a baixa velocidade. Não provoca danos em fluidos sensíveis a cisalhamento.
- Bombeamento reversível. A bomba pode rodar em ambas as direções apenas mudando a rotação do motor. Os tubos podem ser esvaziados após a utilização apenas mudando o sentido de rotação.
- Capacidade volumétrica. A capacidade é constante e não é afetada pela pressão de trabalho. A bomba pode dosear a uma pressão variável com grande precisão.
VERSÃO INDUSTRIAL
Modelos I
Disponíveis em diversos tamanhos desde a I12 até à I55, cobrem um range de caudais entre os 5 000 l/h e os 34 000 l/h.
Os modelos I, caracterizam-se por:
- Possuir um baixo binário de arranque
- Baixo consumo energético
- Permitem a fácil e rápida substituição da mangueira
- Ampla superfície de compressão entre os rolos XXL e a mangueira, permitindo trabalhar com pressões até 10bar.
- Os rolos XXL, são feitos de alumínio duro anodizado. Permitem uma vida útil muito longa, baixo peso e são fáceis de montar.
- Mangueiras extrudidas internamente e retificadas, para uma compressão perfeita.
- Redutores isentos de cargas axiais
FICHA TÉCNICA I12 (PT)
FICHA TÉCNICA I17 (PT)
FICHA TÉCNICA I21 (PT)
FICHA TÉCNICA I28 (PT)
FICHA TÉCNICA I35 (PT)
FICHA TÉCNICA I43 (PT)
FICHA TÉCNICA I55 (PT)
Modelo T05 – Versão de Tubo
A bomba de tubagem industrial T05 foi concebida para tarefas exigentes com pressões até 4 bar e caudais até 26L/h.
Graças a um design muito resistente que inclui rolos grandes e moto-redutor industrial para trabalhar 24h/7dias, a bomba T05 oferece uma excelente durabilidade.
O corpo da bomba é fabricado em polietileno de alta densidade e é completamente hermético. Possui um sensor de rutura do tubo, incluído na versão standard. Tudo isto resulta num design perfeito para bombear produtos altamente corrosivos em condições seguras, evitando perdas dispendiosas que ocorrem habitualmente com a maioria das bombas de tubos peristálticos no mercado.
Os rolos e guias garantem uma excelente compressão da mangueira. As operações de manutenção são fáceis, reduzindo-se o tempo de inatividade. A T05 é uma unidade muito competitiva, ideal para clientes que procuram uma solução robusta com uma eletrónica simples e barata.
FICHA TÉCNICA T05 (PT)
VERSÃO QUÍMICA
Modelos C
Os modelos C, da versão química, estão disponíveis em sete tamanhos, entre o C12 e o C55, para caudais compreendidos entre os 5 000 l/h e os 34 000 l/h. Possuem as características e vantagens do modelo I (industrial), complementadas pelas seguintes particularidades de série:
- Carcaça e tampa frontal revestidas a Tefzel: anticorrosiva, similar ao PTFE
- Sensor de fugas da mangueira incluído de série: Sensor flutuante/ Contacto livre de potencial / Facilidade de ligação e instalação (ligador M12)
- Sistema de drenagem: evita acumulação de líquido dentro do corpo da bomba