SISTEMAS DAF

A KLINGER desenha, projeta, fabrica e instala sistemas de flotação por ar dissolvido – DAF.

Nossos DAF são dimensionados para maximizar a eficiência na separação sólido/líquido, minimizar o consumo energético e proporcionar uma operação simples para o utilizador.

A nossa tecnologia faz com que o DAF opere em contracorrente, ou seja, descarregando as lamas do mesmo lado da entrada da água residual ou da lama a espessar, minimizando assim o arraste de sólidos com a água tratada. Do mesmo modo, garante uma maior concentração de ar na zona de maior concentração das lamas, prevenindo a sua decantação.

Flotador DAF100 – espessamento lama ativada numa Indústria de lacticínios. Foto da esquerda: lado saída da água. Foto da direita: lado saída lamas flotadas.

O nosso sistema de pressurização, aproveita a totalidade do ar comprimido fornecido, reduzindo em cerca de 50% o consumo, quando comparados com flotadores alimentados com um fluxo contínuo de ar, e para a mesma capacidade de tratamento.

Utilizamos bombas de recirculação/pressurização com impulsores abertos que permitem a passagem de corpos sólidos ou lamas até 20 mm de diâmetro, evitando colmatações e paragens, ao invés, de bombas multiestágio utilizadas por alguns fabricantes, que são muito suscetíveis de entupir e requerem assistência técnica especializada, frequente.

Os nossos vasos de pressurização são certificados, alvo de inspeção por organismo certificado, com radiografias às soldaduras e análise com líquidos penetrantes.

Os nossos flotadores, permitem o acesso a ambos os lados, da parte superior da máquina, por intermédio de uma escada de acesso e passarela com corrimão, em aço inox e gradil. As correntes e os raspadores estão protegidos contra acessos acidentais, mediante chapas de proteção em inox e o nível superior da máquina dispõe de um cordão de segurança em todo o perímetro acessível.

O quadro elétrico  permite, o acesso remoto à HMI para operação e supervisão e ao PLC e HMI para assistência remota. Sob pedido, pode também enviar SMS de aviso/informação.

O quadro elétrico do flotador,  está preparado para comandar alguns equipamentos periféricos, como a bomba de alimentação a caudal pré-definido, as bombas dos reagentes (ex. coagulante, floculante), a bomba de elevação de lamas flotada, se necessário, etc.. Sob pedido, também pode ir equipada com uma sonda de turvação que permite o desvio da água tratada no caso de a mesma não ter a qualidade desejada.

As aplicações mais comuns são as seguintes:

  • Tratamento físico-químico de efluentes (ex. redução de carga orgânica afluente ao tratamento biológico);
  • Separação avançada sólido – líquido (ex. ultrapassar cenários de bulking ou sobrecarga mássica em decantadores secundários);
  • Espessamento de lamas biológicas para envio à digestão anaeróbica convencional.