SOPRADORES E BOMBAS VÁCUO DE DESLOCAMENTO POSITIVO

SOPRADORES E BOMBAS VÁCUO DE DESLOCAMENTO POSITIVO

Os sopradores e Bombas Vácuo de Deslocamento Positivo MAPRO são máquinas de lóbulos rotativos fundamentalmente constituídas por um par de rotores trilobulares montados em veios paralelos girando em direções opostas dentro de uma carcaça devidamente moldada fechada nas extremidades por placas laterais.
Os 2 rotores Trilobulares são sincronizados por um par de engrenagens. Á medida que os rotores giram o ar é puxado para o lado da aspiração da carcaça, é movido do lado da entrada para a saída pelo volume livre entre rotores e estator e forçado para a saída.
As máquinas de deslocamento positivo não desenvolvem pressão dentro da carcaça. A pressão de descarga depende apenas da resistência do sistema ao qual está ligado.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E CONSTRUTIVAS CORPO MÁQUINA

  • Estatores, rotores, placas laterais e tampas são totalmente construídos em ferro fundido cinzento. As tampas do modelo ML175 são construídas em liga de alumínio para aumentar a eficácia de refrigeração do óleo lubrificante;
  • Os veios são em aço carbono e os rotors embotidos nos veios;
  • As engrenagens são do tipo elicoidal com perfil envolvente e feitas de liga de aço com dentes temperados e retificados;
  • A vedação do gás transportado nos veios do rotor é garantida por segmentos e vedantes do tipo labirinto;
  • Rolamentos e engrenagens de distribuição são lubrificados pelo óleo salpicado por discos montados nos veios do rotor.

APLICAÇÕES E VANTAGENS

Os sopradores de Lóbulos Rotativos MAPRO® são usados em todas as aplicações onde são necessários caudais mais altos que as máquinas de canal lateral e até 4200 m3/h, e pressões até 1000 mbar.
As aplicações mais típicas são:

  • insuflação de ar nos tanques de oxidação nas estações de tratamento de águas residuais;
  • transporte pneumático;
  • insuflação de ar em solos contaminados para estimular a biodegradação (Biodisseminação ou Bioventilação)

Durante o funcionamento dos Sopradores não há peças em contacto entre eles. Não há portanto atrito entre os lóbulos e os lóbulos e o stator e consequentemente não é necessária lubrificação das câmaras nas quais o gás é transportado que portanto ficam totalmente isentas de óleo lubrificante.