Saiba o que são válvulas de retenção e seus diferentes tipos. Além disso, conheça também as Válvulas de Retenção Bico de Pato, seus modelos e as 10 razões para incluí-las no seu projeto de retenção de marés.

O QUE É UMA VÁLVULA DE RETENÇÃO?
As válvulas de retenção em sistemas de tubagem possibilitam que gases e líquidos circulem em um único sentido e impedem a reversão do fluido. A pressão de fluído adequada obriga a abertura da válvula de retenção, ao passo que o fluido contrário faz com que a válvula se feche. As válvulas de retenção também ajudam na operação eficiente, ao evitar os fluxos reversos impedindo o golpe de ariete. Este fenômeno pode romper, válvulas, bombas ou outros equipamentos conectados á tubagem. Uma das maneiras mais simples de prevenir estes episódios é a instalação de válvulas de retenção quando possível.
DIFERENTES TIPOS DE VÁLVULAS DE RETENÇÃO:
Apesar de existirem diversos tipos de válvulas de retenção, cada modelo possui suas vantagens e desvantagens. Entre os tipos mais utilizados em esgotos estão:
Válvula de retenção de charneira ou portinhola:
Com um disco normalmente de metal, que gira em uma dobradiça ou munhão no corpo da válvula, bloqueando assim a passagem do fluído. Normalmente utilizadas em aplicações de grande diâmetro ou alto fluxo, tem entre suas desvantagens a possibilidade de acumulação de detritos, podendo ocasionar, que o disco não feche corretamente e a válvula não vede.
Vibrações ou excesso de operações, pode deteriorar o mecanismo rotativo impedindo o correto funcionamento e causar vazamentos. A presença de caudal a montante pode impedir o correto funcionamento da válvula fazendo com que o obturador fique em posição intermedia.
Válvulas de retenção de esfera
Possuem uma esfera de metal ou revestida que veda no corpo da válvula, a vedação é proporcional á contrapressão do fluído, uma contrapressão baixa a montante poderá provocar falta de vedação. O peso da válvula poderá limitar a utilização deste tipo de válvulas em grandes dimensões, por custo excessivo ou dificuldade na instalação.
Válvulas de retenção bico de pato de borracha

Inspiradas na natureza, as válvulas de retenção bico de pato são simples e eficientes. Possuem um corpo de borracha que permanece fechado até que a pressão correta de gases ou líquidos faça-o abrir. O seu material flexível e design funcional fazem com que as duas metades da abertura formem um apêndice em formato de bico de pato, permitindo que o fluído se mova facilmente em direção à saída.
Um dos seus principais atributos é a falta de elementos mecânicos, o que consequentemente evita qualquer necessidade de manutenção. Não necessita de interferência para abrir ou fechar, pois a pressão do fluido divide as duas metades, libertando a passagem do líquido. Em contrapartida, a pressão do fluido na direção contrária faz com que as duas partes se fechem. Originando que o fluído não circule, normalmente, quanto maior a pressão contrária, maior a vedação.
Estão especialmente recomendadas para o sector do ambiente (águas limpas ou saneamento), os usos mais recorrentes são em estações de tratamento de esgoto, no fim de linha de emissários, e tubagens com saídas para lagoas, rios ou mar.
10 RAZÕES PARA ESCOLHER A VÁLVULA DE RETENÇÃO BICO DE PATO:
- São extremamente eficazes;
- Manutenção inexistente, com pouco peso, o que faz com que seja um equipamento idóneo para aplicar em zonas de difícil acesso ou de grandes dimensões;
- Ao contrário das válvulas de retenção Metálicas, as de borracha não sofrem desgaste mecânico, não enferrujam, emperram ou gripam, proporcionando maior confiabilidade;
- Adequadamente construídas e instaladas, as válvulas bico de pato de borracha podem permanecer operacionais por cerca de 30, até 50 anos;
- São equipamentos completamente passivos, não necessitam de qualquer fonte de energia externa ou intervenção manual para funcionar;
- Fácil instalação ou substituição;
- São extremamente silenciosas, não congelam, nem deformam;
- Evitam problemas em emissários para frentes oceânicas ou lagoas, evitando a invasão de água salgada nos coletores, assim como evitam a erosão do solo devido a velocidades elevadas de fluido;
- A composição do elastômero das válvulas bico de pato tem uma excelente resistência a contaminações biológicas como cracas e algas, além de boa resistência a abrasão;
- Boa resistência à corrosão perante praticamente todos os fluidos, numa faixa de temperatura de -54ºC a 121ºC.
PROCO PRODUCTS, INC.
A Proco Products Inc é uma empresa americana, mais precisamente da cidade de Stockton (Califórnia), atendendo aos segmentos química / petroquímica, alimentar, HVAC, industrial, marina, mineira, petróleo, energia, papel e celulose, metal e água. Com mais de 40 anos no mercado, é líder global no fabrico de juntas de expansão e válvulas de retenção. É com muita satisfação que anunciamos que a KLINGER Portugal é agora distribuidor exclusivo da Proco Products para o mercado nacional.
SERIES 700 PROFLEX – VÁLVULAS BICO DE PATO DE BORRACHA:

Válvulas de retenção bico de pato Proco Style 710/711 Pro Flex:
Válvulas de retenção flangeadas. Projetadas para serem aparafusadas diretamente em flanges existentes ou em novas instalações. Os flanges são perfurados de acordo com o padrão ANSI 125/150#. Outros padrões de perfuração também estão disponíveis mediante solicitação. Pode ser instalado em aplicações verticais ou horizontais. O modelo 711 foi projetado para utilização onde a saída invertida do tubo está próxima ao piso do bueiro ou emissário.
Válvulas de retenção bico de pato Proco Style 730/731 Pro Flex:
Válvulas de retenção em manga. Projetadas para deslizar facilmente sobre um tubo existente e afixado com braçadeiras de aço inoxidável resistentes. Pode ser instalado em uma aplicação vertical ou horizontal. O modelo 731 foi projetado para utilização onde a saída invertida do tubo está próxima ao piso do bueiro ou emissário.
Válvulas de retenção bico de pato Proco Style 720 Pro Flex:
Flangeado em linha. Projetado para caber diretamente dentro de um cano. Flange de face plana que permite a instalação
entre flanges de tubos existentes, eliminando a necessidade de um corpo de válvula. Os flanges são perfurados de acordo com o padrão ANSI 125/150#. Outros padrões de perfuração também estão disponíveis mediante solicitação.
Válvulas de retenção bico de pato Proco Style 740 Pro Flex:
Projetado para deslizar diretamente dentro de um cano. Fornecido com uma braçadeira expansível de aço inoxidável para fixá-lo no lugar.
