SOPRADORES E BOMBAS VÁCUO DE DESLOCAMENTO POSITIVO

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

As máquinas de lóbulos Rotativos MAPRO® são fundamentalmente constituídas por um par de rotores trilobulares montados em veios paralelos girando em direções opostas dentro de uma carcaça devidamente moldada fechada nas extremidades por placas laterais.
Os 2 rotores Trilobulares são sincronizados por um par de engrenagens. Á medida que os rotores giram o ar é puxado para o lado da aspiração da carcaça, é movido do lado da entrada para a saída pelo volume livre entre rotores e estator e forçado para a saída.
As máquinas de deslocamento positivo não desenvolvem pressão dentro da carcaça. A pressão de descarga depende apenas da resistência do sistema ao qual está ligado.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS E CONSTRUTIVAS CORPO MÁQUINA
  • Estatores, rotores, placas laterais e tampas são totalmente construídos em ferro fundido cinzento. As tampas do modelo ML175 são construídas em liga de alumínio para aumentar a eficácia de refrigeração do óleo lubrificante;
  • Os veios são em aço carbono e os rotors embotidos nos veios;
  • As engrenagens são do tipo elicoidal com perfil envolvente e feitas de liga de aço com dentes temperados e retificados;
  • A vedação do gás transportado nos veios do rotor é garantida por segmentos e vedantes do tipo labirinto;
  • Rolamentos e engrenagens de distribuição são lubrificados pelo óleo salpicado por discos montados nos veios do rotor.
APLICAÇÕES E VANTAGENS

Os sopradores de Lóbulos Rotativos MAPRO® são usados em todas as aplicações onde são necessários caudais mais altos que as máquinas de canal lateral e até 4200 m3/h, e pressões até 1000 mbar.
As aplicações mais típicas são:

  • insuflação de ar nos tanques de oxidação nas estações de tratamento de águas residuais;
  • transporte pneumático;
  • insuflação de ar em solos contaminados para estimular a biodegradação (Biodisseminação ou Bioventilação)

Durante o funcionamento dos Sopradores não há peças em contacto entre eles. Não há portanto atrito entre os lóbulos e os lóbulos e o stator e consequentemente não é necessária lubrificação das câmaras nas quais o gás é transportado que portanto ficam totalmente isentas de óleo lubrificante.