Bombas e Impulsores

Na KLINGER Portugal oferecemos diferentes soluções de bombagem para águas residuais, para as mais diversas instalações. Para cada instalação, um ponto que deve ter especial importância é a escolha da bomba e impulsor mais adequado.

Genericamente, os impulsores das bombas centrífugas podem ser fechados, semiabertos ou abertos. Os impulsores fechados são usualmente utilizados para fluídos sem partículas sólidas e os abertos para fluídos que contêm partículas sólidas.

Nas bombas para águas residuais utilizam-se vários tipos de impulsores, os Vortex, os de Canal, “Trituradores” e os de Espiral.

Bombas com Impulsores Vortex

Apresentam como principais vantagens o facto de serem pouco propensas a bloqueios por partículas sólidas, mas não são recomendadas quando existem fibras longas no efluente. Pelo efeito de redemoinho originado pelo impulsor Vortex, as fibras têm tendência a enrolar-se no veio, prejudicando o adequado funcionamento. As bombas equipadas com estes impulsores têm um baixo rendimento hidráulico, comparativamente com outros impulsores.

Bombas com Impulsores de Canal

Sejam monocanal ou multicanal, o efluente passa através do impulsor e através da rotação é impulsionado. Esta construção permite ter um rendimento hidráulico bastante elevado. Como ponto negativo, são genericamente mais suscetíveis aos efeitos da abrasão.

Bombas “Trituradoras”

Dependendo da solução construtiva do fabricante, pode existir um impulsor com faces de corte ou o impulsor e as lâminas de corte em separado no mesmo veio. Qualquer que seja a forma construtiva, são bombas menos recomendadas para as aplicações mais exigentes, dado que com o tempo as lâminas de corte tendem a ficar rombas, necessitando de manutenção mais frequente. Sofrem mais do que outras bombas com a presença de areias.

Bombas com Impulsor em Espiral

Estas apresentam muito bom rendimento hidráulico, mas genericamente é necessário ter mais cuidado com a presença de sólidos de maiores dimensões, podendo ser mais propensas a entupimentos, quando comparadas com bombas com impulsores Vortex ou de Canal.

Para escolhermos a bomba e o impulsor a utilizar, devemos olhar para as caraterísticas da instalação e do fluído a bombear, para depois partir para a correta seleção.

Devemos ter em atenção pontos como:

» Tipo de instalação: submersível ou a seco; horizontal ou vertical.

» Características do fluído: águas negras, águas cinzentas, industriais e agrárias; tamanho das partículas sólidas; percentagem de teor de matéria seca, etc.

» Caudais e pressões pretendidos: para maiores caudais e maiores alturas manométricas, utiliza-se impulsores com melhor rendimento hidráulico.

» O correto cruzamento entre a curva da instalação e a curva de funcionamento da bomba.

» Localização da instalação: por exemplo, as águas residuais cinzentas de uma zona habitacional citadina ou de uma zona habitacional rural, apresentam desafios diferentes.


Na KLINGER Portugal, temos know-how especializado que permite recomendar o impulsor mais adequado para cada aplicação.

➡️ Contacte-nos